quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO


A importância do planejamento financeiro para a alocação dos recursos e monitoramento do desempenho da empresa nem sempre é percebida, senão quando já é tarde demais.Historicamente, o processo de planejamento resulta em uma atividade anual, desenvolvida por alguns abnegados, que demanda muito tempo, requer coleta, consolidação e redigitação de centenas, às vezes milhares, de informações vindas de todas as áreas da empresa.Como resultante deste esforço brutal, surge um relatório estático, volumoso, de difícil interpretação, geralmente desatualizado na sua publicação e – o mais importante – totalmente desconectado do plano estratégico.

O propósito fundamental do planejamento financeiro deve ser o de dar vida à estratégia da organização. Mesmo assim, muitas empresas ainda geram o seu planejamento como um número apenas, baseado nas variações do dólar do período em questão ou baseado em um incremento sobre o ano anterior, com pouca ou nenhuma ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa.Na maioria das organizações, as metas que emergem do processo de planejamento estratégico não podem ser alcançadas com o sistema de planejamento financeiro existente. Em uma pesquisa realizada pela Accenture em Londres, 66% das empresas admitiram que tinham pouco ou nenhum elo entre sua estratégia e seu modelo de planejamento orçamentário. Além disso, 90% sentiam que suas estratégias estavam, no mínimo, mal alinhadas com seus planos financeiros.Em seu livro Good to Great, Jim Collins diz que pedem às organizações que definam a elaboração do orçamento: "A maioria responde que o orçamento existe para decidir quanto alocar a cada atividade ou gerenciar custos, ou amobos.

As duas respostas estão erradas... a elaboração do planejamento financeiro das empresas é uma disciplina para decidir que arenas devem receber investimentos totais e quais não devem receber investimento algum".Em outras palavras, não só o planejamento financeiro deve ser uma forma de alocar recursos para iniciativas estratégicas, como ele também deve incluir uma completa revisão de quais atividades não são estratégicas e, portanto, não devem receber quaisquer investimentos.As empresas que tomarem agora a decisão de implementar uma solução de planejamento financeiro eficiente e alinhada com tais conceitos, estarão muito mais capacitadas a alcançar uma real vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado.




Luzia Silva.

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