sábado, 14 de novembro de 2009

A maior de todas as competências


A definição clássica de competência (conhecimento, habilidade e atitude), evidencia o papel do nosso modelo mental na arquitetura das nossas competências.
O filósofo e psicólogo americano Willian James disse que a maior descoberta de sua geração foi a consciência da capacidade que nós possuímos para modificar o nosso modelo mental.
Para ampliar nossas competências, precisamos desenvolver nossos conhecimentos, nossas habilidades e atitudes; sendo que a evolução de cada um dos aspectos da tríade reflete sobre todos os outros.
Como o pensamento é veículo do conhecimento, da utilização de nossas habilidades e de todas as nossas atitudes, o grande desafio humano consiste no fato de que, para ampliar nossas competências precisamos migrar para níveis superiores de consciência e estabelecer novos e melhores modelos mentais!
Para compreender o tamanho do desafio, basta lembrar que Einstein dizia “É mais fácil dividir o átomo que mudar um conceito”. Imagine então, quando os conceitos que temos que mudar são os nossos! Aqueles que defendemos com tanta força como se fossem equivalentes à nossa própria auto-imagem e à maneira como nos reconhecemos!
A coragem de “abandonar” quem somos para nos tornarmos quem queremos ser é fundamental para ampliar nossas competências.
Muitas vezes, ampliar nossas competências é fruto da continuidade: aprofundando nossos conhecimentos, aprimorando nossas habilidades e intensificando nossas atitudes. Outras vezes, é fruto de uma ruptura - temos que abandonar o modelo anterior ao invés de construir sobre os seus alicerces…
Tudo o que construímos até hoje é “patrimônio” do nosso modelo mental atual. A coragem de romper com esta “herança”, abandonando quem fomos para nos tornarmos quem podemos ser é, por consequência, a maior de todas as competências!
Parte fundamental do trabalho de um coach consiste em auxiliar as pessoas a desenvolverem esta competência magna, da qual dependem todas as outras. Este é o fundamental ponto de intersecção entre coaching e mentoring.

Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das melhores obras do gênero (VEJA, “Guia de Carreira”, Ed. 1832). Referência nacional em desenvolvimento humano.

Lívia Fernandes Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário