O faturamento do setor de franquias deverá crescer 15% no próximo ano, segundo estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os números de 2009 não foram fechados, mas a ABF acredita que o setor cresça 14,5% em faturamento em relação a 2008, saltando de R$ 55 bilhões para R$ 63 bilhões. O faturamento equivale a 2% do PIB brasileiro, muito pequeno ainda se comparado ao mercado americano, onde o setor corresponde a 20% do PIB. Os números foram apresentados nessa quinta-feira (3) à noite durante coquetel da ABF em São Paulo. Na ocasião, o presidente da entidade, Ricardo Bomeny, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto do Santos, assinaram renovação do convênio entre as duas entidades para o próximo ano. “O setor de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. Podemos dizer que nos três últimos anos o setor cresceu 50%”, disse Bomeny. Segundo ele, economistas do banco Bradesco acreditam que o Brasil no próximo ano deverá crescer cerca de 6%. “Isso nos entusiasma a fomentar ainda mais o setor”. Para o próximo ano, é esperada a adesão de mais de 80 novas empresas, elevando o número de unidades franqueadas para algo superior a 80 mil unidades. Atualmente, operam no Brasil 1.379 redes de franquia, e 2009 deverá fechar com 1.460 redes. Já em 2010 espera-se que o número de redes aumente para aproximadamente 1.540. As redes de franquia são responsáveis por aproximadamente 648 mil postos de trabalho diretos e 2,6 milhões de indiretos. Em 2009 foram abertos mais 45 mil novos postos de trabalho, um total de 693.000. Para 2010 a previsão é de mais 50 mil. Segundo informações da ABF, os segmentos que mais cresceram em 2008 foram Acessórios Pessoais e Calçados (44,8%), Serviços relacionados a Veículos (31,7%), Vestuário (27,2%) e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer (25,8%). Apenas um segmento apresentou queda no faturamento: Limpeza e Conservação (-1,4%). O diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo, fez um balanço das atividades da ABF no último ano e apresentou os próximos passos para 2010. Segundo ele, além do convênio com o Sebrae, outros dois serão assinados até o fim do ano. Um deles será com a Escola Superior de Propaganda e Marketing para trabalhar a internacionalização de 65 redes de franquia no exterior. “Vamos preparar essas empresas para sair do País e abrir novos negócios no exterior”, disse. Pequenos negócios O convênio assinado na noite dessa quinta (3) é o segundo firmado com a entidade. O valor é de R$ 977.627,60 e cada entidade aportará 50%. O valor é praticamente o dobro do primeiro convênio firmando em maio de 2006, com validade de dois anos. “O setor de franquias é algo jovem no País e tem grande potencialidade de crescimento. É também uma porta de entrada para muitos candidatos a empreendedores que já têm experiência em algumas áreas, mas não têm experiência em gestão. A franquia permite ao franqueado adquirir essa experiência com o franqueador”, disse do diretor do Sebrae. Segundo ele, nas Feiras do Empreendedor, o Sebrae sempre é demandando sobre franquias, por isso o convênio reforça a proximidade da entidade com os empreendedores. Para a Wang Hsiu Ching, gerente de Acesso a Mercado do Sebrae Nacional, o novo convênio mostra a capacidade de a ABF construir parcerias. “Hoje a contrapartida do Sebrae é menor do que a do convênio anterior. Estaremos envolvidos na capacitação e na prospecção de novos mercados para franqueados e franqueadores”. De acordo com ela, interessa ao Sebrae franquias com valores de até R$ 200 mil. “São franquias de menor porte que atenderão principalmente as microempresas”, disse. A ABF também firmou parceria com uma entidade internacional. Segundo a gerente, as informações trazidas do exterior interessam muito o Sebrae, que poderá indicar tendências de mercado e auxiliar os pequenos negócios nas exportações de franquias.
fonte:http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=2972
Luzia Silva
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
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